terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Prometeus um dos titãs

prometeus

Prometeus, o Titã que, segundo a Mitologia Grega, roubou o fogo ao Deus Zeus e o ofereceu ao Homem. Com este gesto impulsionou o desenvolvimento da Humanidade que não mais voltou a ser a mesma.
É o que se pretende com este vídeo – anunciar a revolução dos média, despoletada pelo advento da Internet, que se vai desenrolar nos próximos 50 anos de formas que anularão a comunicação e as experiências como as conhecemos actualmente. O vídeo começa mesmo por afirmar que o Homem é Deus, equiparando a nossa acção (para com os meios de comunicação digitais, para com a Internet) ao gesto de Prometeus. «Man is God. He is everywhere, he is anybody, he knows everything.»

É referido o fim da imprensa, da televisão, da rádio, para passar tudo ao plano digital. O autor fala-nos da emergência de uma figura muito interessante: «the prosumer», isto é, o produtor consumidor. Somos, ao mesmo tempo, indivíduos produtores de conteúdos e consumidores de outros conteúdos. Esta realidade tem vindo a constatar-se no crescimento dos blogues, na importância do You Tube, na existência da Wikipédia.
Em termos futuros, o autor adivinha a existência de Avatares que organizam os conteúdos que nos interessam, a informação que perderíamos tempo a procurar. Esta ideia não é, aliás, nova – a possibilidade de um ‘mordomo digital’ tem vindo a ser imaginada há algumas décadas.

Espero que apreciem esta visão do futuro que nos pode sorrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário