terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cronos

Alguns exemplos de titãs são Oceanus, Céos e Cronos. O primeiro é referente ao rio que circundava o mundo; o segundo é o representante da inteligência e o último foi quem tirou Urano do trono, tornando rei dos titãs. E entre as titânides estão Reia, que juntamente com Cronos, seus irmão, tornou-se rainha dos titãs, Tétis – representante do mar – e Mnemosine, que personifica a memória, além de ser mãe das Musas (outras entidades mitológicas; são nove) com Zeus.
Cronos devorando seu filho, Poseidon (Pintura de Peter Paul Rubens, 1636)
Dessa primeira geração de titãs surgiram outros, que foram provenientes da união entre titãs e tinânide. Na mitologia grega a união entre irmãos e parentes era um ato comum. Exemplos desses matrimônios foram Helios (o sol), Selene (a lua) e Eos (a aurora), frutos da junção entre Téia e Hipérion. E o casal que recebe maior relevância entre os titãs na mitologia grega foram Reia e Cronos, que geraram seis filhos, dentre eles Hera, deusa rainha do Olimpo, Posêidon, deus dos oceanos e Zeus, deus supremo, pai de todos os deuses do Olimpo.
Relacionada a Cronos existem histórias bastante curiosas, uma delas diz respeito à sua responsabilidade, a mando de sua mãe, Gaia, em decepar os órgãos genitais de seu pai, Urano, para que este se afastasse da representante da terra, Gaia. Outra delas é em relação a seus filhos, dos quais ele tinha medo, achando que pudessem desafiá-lo tendo com disputa o poder do mundo, pertencente a ele. A partir desse receio, Cronos engolia toda sua prole. Deste fim, seu único filho que conseguiu fugir foi Zeus, com a ajuda da mãe, Reia.
Depois de adulto, Zeus resolveu recuperar seus irmãos que tinham sido engolidos pelo pai, a quem deu uma poção que fez com que ele vomitasse os filhos que estavam dentro de si.  Com a ajuda dos irmãos, Zeus enfrentou Cronos – seu pai – e outros titãs numa guerra sangrenta que teve o deus olímpico como vencedor, que se tornou o chefe de todos os deuses do Olimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário