quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Tétis e as oceânicas

TÉTIS E AS OCEÂNICAS
TÉTIS:
Tétis do pé prateado (do Grego antigo Θέτις), é uma ninfa do mar, uma das cinqüenta Nereidas filhas do antigo deus marinho nos vestígios históricos da maior parte da mitologia grega. Quando descrita como uma Nereida, Tétis era a filha de Nereus e Doris[1], e neta de Tétis, a titânide. É possível que ela fosse uma das primeiras Deidades, adorada na Grécia antiga, e cuja registros não existem, com exceção de um fragmento, um primitivo hino álcman que identifica Tétis como a criadora do universo e a adoração de Tetis como uma deusa é documentado como tendo persistido em algumas regiões. Teve vários filhos, entre eles, Aquiles.
Outros autores afirmam que Tétis, é filha do Céu e da Terra, casou com o Oceano e foi mãe de três mil ninfas chamada oceânidas.[2]
 
A lenda
Foi criada por Hera, a quem dedicava grande amizade. Recolheu Hefesto quando o deus foi precipitado do Olimpo por Zeus. Amada pelo soberano dos deuses, resistiu-lhe, temendo magoar Hera. De acordo com outra versão, foi o próprio Zeus que a repudiou. O senhor olímpico temia a realização de um oráculo segundo o qual Tétis conceberia dele um filho que o destronaria. Numa variante da lenda, tal oráculo referia-se a Zeus e a Poseidon, ambos enamorados da nereida.
 
Para que a profecia não se cumprisse, o rei dos deuses apressou-se em casar a amada com o mortal Peleu, rei da Fítia (Tessália), filho de Éaco e neto de Zeus, por parte de pai, e grande amigo de Héracles. Tétis, entretanto, fugia à corte do noivo, transformando-se em diversos elementos. Aconselhado pelo centauro Quíron, Peleu segurou-a violentamente, até que a nereida voltou à forma natural. O casamento foi celebrado na presença dos deuses e das Musas. Da união nasceram sete filhos. Para purificar as crianças dos elementos mortais herdados do pai, Tétis expunha-as ao fogo, acarretando sua morte. Segundo uma tradição, quando tentava purificar seu sétimo filho, Aquiles, Peleu interferiu, salvando a criança. Irritada, Tétis abandonou o marido e retornou ao fundo do mar. Protegeu o filho durante toda a vida do herói, tentando afastá-lo dos perigos e consolando-o nas tristezas. Não pôde, entretanto, evitar que ele morresse na guerra de Tróia, pois assim havia decretado o Destino. Depois da morte do herói, tomou sob sua proteção Neoptólemo.
 
Fonte:
Wikipédia.
Commelin, P - Mitologia Grega e Romana.
 
AS OCEÂNIDAS:
As oceânidas ou oceânides (Ωκεανιδες, ôkeanides, em grego) são as ninfas filhas de Oceano, o deus do rio mítico que circundava o mundo, e de Tétis, sua irmã, a deusa que alimentava as correntes dos seus filhos e filhas extraindo água de Oceano por meio de aqüíferos subterrâneos.
 
Originalmente, eram descritas como personificações das fontes de água doce, incluindo os riachos, fontes e nuvens. Em seu número, eram incluídas as néfelas (das nuvens), auras (das brisas), náiades (das nascentes), limoníadas (dos pastos) e antusas (das flores).
 
Algumas das oceânidas personificavam bênçãos divinas, tais como Métis (Sabedoria), Clímene (Fama), Pluto (Riqueza), Tique (Boa Sorte), Telesto (Sucesso) e Peito (Persuasão). A deusa Nêmesis (Retribuição) às vezes também é incluída, como a que providencia equilíbrio aos dons de suas irmãs punindo a boa sorte não merecida. Esses bons daimones (Daimones Agathoi) eram mortais, assim como os filhos sombrios de Nix - a Noite, os maus daimones (Daimones Kakoi).
 
Outro grupo de oceânidas eram descritas como assistentes das deusas olímpicas, das quais as mais conhecidas eram as sessenta companheiras de Ártemis; Peito, a criada de Afrodite; e Clímene, a aia de Hera.
 
No início, as oceânidas raramente eram descritas como ninfas do mar. Foi só mais tarde, quando Oceano, o mítico rio de água doce que circundava a Terra foi identificado com as águas salgadas do Atlântico (e dos outros oceanos) que sua irmã e esposa Tétis foi vista como deusa do mar e suas filhas ninfas vieram a ser descritas como ninfas marinhas[1]. Passaram então a ser freqüentemente representadas, coroadas de flores, a acompanhar a concha de sua mãe Tétis, em cortejos marítimos.
 
As Oceânidas na Teogonia
Na Teogonia, Hesíodo diz que elas são três mil, tantas quantas seus irmãos, os deuses-rios, e dá o nome de 41 das oceânidas de "áureos tornozelos". Seguem os nomes na ordem em que aparecem na Teogonia, bem como as adaptações dadas aos nomes gregos pela tradução de Jaa Torrano:
 
1.Peito (Peitho) ou Persuasiva;
2.Admete ou Virgínea;
3.Iante ou Violeta;
4.Electra ou Ambarina; foi desposada por Taumas e veio a ser mãe de Íris, de Arce, das Harpias e, segundo a Dionisíaca de Nonnus, também do deus-rio Hidaspes (atual Jhelum);
5.Dóris ou Dádiva; foi desposada por Nereu e concebeu as 50 Nereidas e Nérites;
6.Primno (Prymno), ou Popa;
7.Urânia ou Celeste; chamada por Hesíodo "divina em forma";
8.Hipo (Hippo) ou Equina;
9.Clímene (Klymene); desposada pelo titã Jápeto, concebeu Epimeteu, Prometeu, Atlas, Menécio e Héspero, às vezes também chamada Ásia, embora a lista de Hesíodo contenha outra oceânida com esse nome;
10.Ródea ou Rósea;
11.Calírroe (Kallirrhoe) ou Belaflui;
12.Zeuxo ou Núpcia;
13.Clítia (Klytie);
14.Idia (Eidyia, "Visão") ou Sábia;
15.Pasítoe (Pasithoe) ou Persuasora;
16.Plexaura ("Vagalhões dos Ventos");
17.Galaxaura ("Calmaria");
18.Dione ("Divina"); chamada "amável" por Hesíodo; desposada por Zeus, foi mãe de Afrodite segundo Homero;
19.Melobósis ou Pecuária;
20.Toe ou Veloz;
21.Polidora (Polydora, "de muitos dons"); chamada "formosa" por Hesíodo;
22.Cerceis ou Tecelã; chamada "de amável talhe" por Hesíodo;
23.Pluto ou Riqueza; chamada "de olhos bovinos" por Hesíodo;
24.Perseis ou Perseida; amada por Hélios, teve com ele Pasífae, Circe e os reis-magos Eetes e Perses;
25.Ianeira;
26.Acaste ("Instável");
27.Xante ou Loira;
28.Petraia ou Pétrea; chamada "amorosa" por Hesíodo;
29.Menesto (Menestho) ou Resistência;
30.Europa; aparentemente não a mesma princesa fenícia Europa amada por Zeus e mãe de Minos;
31.Métis ou Astúcia; primeira esposa de Zeus, foi engolida por este ao conceber Atena;
32.Eurínome (Eurynome, "Amplo Pasto"), terceira esposa de Zeus, com o qual concebeu as Cárites;
33.Telesto ou Concludente; dita "de véu açafrão" por Hesíodo;
34.Criseis ou Áurea;
35.Ásia; aparentemente diferente da sua irmã Clímene, às vezes também chamada Ásia;
36.Calipso (Kalypso, "Ocultadora"); dita "amorosa" por Hesíodo, reteve Odisseu por sete anos na ilha Ogígia, segundo a Odisseia de Homero;
37.Eudora ou Doadora;
38.Tique ou Acaso; mais tarde considerada a deusa da Fortuna;
39.Anfiro (Amphirho) ou Circunflui;
40.Ocírroe (Okyrrhoe) ou Velozflui;
41.Estige (Styx); que "dentre todas vem à frente", segundo Hesíodo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário